Como limpar porcelanato da maneira correta
- Santa Mao Servicos
- 30 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Uma higienização inadequada pode deixar o seu chão com aspecto embaçado, com manchas transitórias e, até, definitivas, especialmente quando produtos inadequados são utilizados. É por isso que existem tantas dúvidas quanto à limpeza de porcelanato.

Em geral, apenas água e detergente neutro são suficientes para garantir uma boa higienização. O ideal é diluir uma colher de sopa do produto para cada 5 litros de água e usar um pano de microfibra para espalhar sobre a superfície. Em seguida, utilize outro para secar para evitar manchas de água.
É importante lembrar que o piso deve ser ser varrido antes da limpeza para evitar arranhões e, para isso, dê preferência a vassouras de cerdas macias.
Vale destacar que não é recomendado usar produtos como cera, água sanitária, amoníaco ou outros produtos abrasivos, pois podem causar danos permanentes ao acabamento do porcelanato. O mesmo vale para esponjas de aço ou vassouras de cerdas muito grossas.
O que fazer para conservar o porcelanato?
Além dessas dicas de limpeza de porcelanato, uma forma de manter o seu piso sempre bonito é mantê-lo conservado por mais tempo. Para isso, alguns cuidados no dia a dia são essenciais, como estes listados a seguir:
evite arrastar móveis e sempre opte por levantá-los ao fazer alguma mudança na decoração;
você pode usar uma proteção nos pés dos móveis para evitar o atrito com o piso;
nunca limpe o porcelanato sem antes varrer, pois, dependendo da sujeira, pode arranhar a superfície;
coloque tapetes nas entradas dos cômodos, na entrada da casa, em torno de camas e na cozinha (especialmente para evitar respingos);
cuidado ao misturar produtos — se possível, teste antes em uma área escondida e veja como o revestimento reage;
não deixe produtos de limpeza descansando sobre o porcelanato;
limpe imediatamente quando derramar comidas, bebidas ou qualquer produto que possa manchar definitivamente;







Comentários